5/27/2008

Ouvido Hoje

- O programa de declarações dá erro...
- Qual ?
- O "contribuinte não tem lucro"
- E... ?
- ... "para continuar insira 0,01€ na rubrica' lucros'"...
- Aaah....???!!!!!
- Funciona !

5/25/2008

Last Headlines

Eu não tenho passado por aqui e o publico reclama. E tem razão.
Se o meu blog francês está mais actualizado do que este é porque... hum... não tenho tido tempo... ou sim... tenho tempo mas tendo o cérebro esgotado o que tenho escrito é para deitar fora.
Estamos num desses periodos de rush no trabalho. Como se tivessemos a apagar incendios com copos de agua.... mas vamos conseguir.
Mas tento
estar atento.

Já vistes que o preço dos combustíveis aumenta todos os dias?
O governo até mandou fazer um inquérito para ver se as petrolíferas não se entendem para fixar os preços. O que é estranho é que há duas semanas que a associação das gasolineiras (ou algo parecido) vem avisar :
"Cuidado logo a partir da meia noite o preço do gasóleo vai aumentar de tantos cêntimos" e no outro dia de manhã os preços estão mais altos. E podes verificar ao passear pelas estradas fora que os preços são idênticos qualquer que seja a marca (salvo nos supermercados).

Imagina se a associação dos supermercados vem dizer "cuidado, a partir da meia noite o preço do arroz vai aumentar 3 cêntimos!" e no Continente, na Feira Nova, no Mini preço constatas que o arroz aumentou e está ao mesmo preço... seria mesmo mesmo estranho não ?

Os preços dos combustíveis foram liberalizados hà uns 4 anos se me recordo... Dantes. o preço era fixado pelo o estado e era o mesmo em todas as marcas. Hoje, é suposto haver concorrência, e eu pensava que um dos objectivos da concorrência era justamente de baixar os preços... Assim qualquer companhia aumenta ou baixa se quiser... é uma decisão financeira e comercial própria...
Portanto não parece ser o caso. Os aumentos são quase simultâneos. Os preços idênticos.... Como dantes... Coincidência... ?
Eles explicam os aumentos com o aumento quotidiano do preço do crude.
Todos os dias então os jornais televisivos, radiofónicos, em papel anunciam o novo recorde no preço do barril de petróleo. Dali a um bocado anunciam também que o dólar voltou a cair face ao euro... e... e não fazem a ligação.

Pois olha para as contas :
O barril deve custar uns 130 dólares hoje o que equivale a 82 euros....
Há 3 meses custava uns 103 dólares o que equivalia a 67 euros.
Quer dizer que em dólares o petróleo aumentou de 30 mas em euros aumentou de 15...
De facto o euro "forte" pode penalizar as exportações para os países que pagam em dólares mas, em contra partida, as importações ficam globalmente mais baratas.... (o preço foi visto aqui e o cambio aqui)
Então... conclusão...
Fácil de apurar...
estamos a ser aldrabados.
E tendo pouca escolha temos de nos sujeitar...

Já agora. uma das petrolíferas que aumenta bem o preço de venda é a Galp... Vêm todos os dias explicar que coitadinhos não é culpa deles, que a matéria prima esta a aumentar blabla... mas não os impede de fazer publicidade com a selecção.... Essa mesma selecção que não trabalha de graça...
Então... motivo de satisfacção.... ao pagares mais caro o teu gasoleo estás a pagar os jogadores da selecção... a alimentar o sonho... a gloria.... é positivo...
E fazendo publicidade, eles dão financiamento aos jornais televisivos, radiofónicos, em papel...

Já agora, outra coisa... um recado para a Modelo que vem todos quartos de hora falarme no meu radio com violinos e lagrimas na voz para me vender um cascol a um euro : nunca entrarei nas vossas lojas, não gosto que façam de mim estupido... e... e... ide à merda.